HISTÓRIA

Em 1826, foi fundado o Instituto Rio Branco. A origem da escola liga-se à trajetória de grandes homens e mulheres vindos da Alemanha para o Brasil com a missão de liderar a comunidade luterana de imigrantes alemães que aqui se estabelecera. A história do Instituto Rio Branco entrelaça-se à da comunidade luterana, da Igreja de Cristo, e, sobretudo, da cidade de São Leopoldo, pois, tal qual a cidade, a escola teve início logo após a chegada dos imigrantes alemães.

Sua origem está na Gemeindeschule, fundada pelo pastor Johann Georg Elhers. Os primeiros cultos e aulas foram realizados na Feitoria, onde hoje se localiza a “Casa do Imigrante”. Elhers ministrava aulas aos filhos dos imigrantes alemães. O objetivo dele, e daqueles que deram continuidade a seu trabalho, era manter a tradição luterana e realizar, além dos cultos, a instrução. Desde lá, a escola desenvolveu-se, mudou-se para o terreno, onde se localiza hoje e permanece junto à Igreja de Cristo. Assim, atende aos ideais luteranos de templo e escola, “lado a lado”.

NOSSA HISTÓRIA

Ao longo deste período, ocorreram importantes modificações acompanhadas pelas mudanças de nome da escola. Chamou-se Evangelische Gemeindeschule von São Leopoldo e, após, Deutsche Evangelische Schule von São Leopoldo. Para comemorar o centenário da imigração alemã, mudou de nome para Collegio Centenario. Por fim, em idos de 1940, tornou-se Instituto Rio Branco.

Com a responsabilidade de preparar jovens para um futuro promissor, o IRB oferece a solidez da tradição aliada às necessidades modernas da tecnologia a fim de contribuir a formação integral do estudante. Esse processo consolida-se através da crescente procura por aulas de música, dança, línguas e informática. Entre dúvidas e incertezas que hoje afetam pais ao escolher uma instituição com profissionais a quem possam confiar os filhos, o Instituto Rio Branco orgulha-se de fazer da escola uma extensão da família. Nela, predominam respeito, disciplina e responsabilidade mútua. Aqui, os estudantes não estão apenas na escola, mas em seu segundo lar.