EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil a criança, a partir dos 3 anos, inicia a socialização através da integração com o ambiente escolar. Com atividades que partem do concreto para o abstrato, das experiências de vida que a criança traz e que promovam a construção do conhecimento, inicia-se o desenvolvimento do processo escolar.
Apresenta-se uma diversidade de atividades, nas quais o princípio básico é a interação do aluno no processo de ensino – aprendizagem e a valorização da sua intervenção nos assuntos abordados no dia-a-dia da sala de aula, ou seja, de sua maneira de se expressar expor experiências.
- A percepção global, a conscientização e o domínio do próprio corpo;
- A expressão corporal para que a criança perceba melhor seu corpo e domine seu movimento;
- A coordenação motora;
- As percepções (visual, auditiva, tátil, gustativa, temporal, espacial);
- A capacidade criadora da criança, por meio da manipulação de diferentes objetos e materiais;
- Noções matemáticas presentes no cotidiano da criança;
- Noções ligadas às ciências naturais, relacionadas a saúde e preservação do meio ambiente.
- Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem;
- Oportunizar ao aluno a participação em variadas situações de comunicação oral;
- Manusear materiais impressos como livros, revistas;
- Explorar o ambiente manifestando curiosidade e interesse.