Esse minicurso pretende trazer ao conhecimento do grupo participante aspectos da vivência de educação do povo Kaingang, baseando-se no relato de experiência da convidada indígena. Com imagens de crianças do povo Kaingang nas mais diversas situações, quer trazer à reflexão a importância de dar autonomia e liberdade às crianças, reconhecendo que essa é a base de formação do sujeito Kaingang, bem como sua relação direta e contínua com a natureza. A partir dessa aproximação com o jeito de ser e educar do povo Kaingang, quer trazer uma provocação ao grupo presente: como as crianças não indígenas podem ser mais livres, autônomas e retomar sua ligação profunda com a natureza? Qual o papel da escola e de docentes nessa construção? Essa temática aparece com grande ênfase na nova BNCC, considerada inovadora nestes aspectos. Porém, o que este minicurso quer mostrar é que muitas das inovações trazidas neste documento são práticas seculares do povo Kaingang e com isso fortalecer a ideia de que “desemparedar, brincar na natureza e dar autonomia” são processos possíveis e pouco complexos, quando se entende a necessidade dos mesmos.