EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil a criança, a partir dos 3 anos, inicia a socialização através da integração com o ambiente escolar. Com atividades que partem do concreto para o abstrato, das experiências de vida que a criança traz e que promovam a construção do conhecimento, inicia-se o desenvolvimento do processo escolar.

Apresenta-se uma diversidade de atividades, nas quais o princípio básico é a interação do aluno no processo de ensino – aprendizagem e a valorização da sua intervenção nos assuntos abordados no dia-a-dia da sala de aula, ou seja, de sua maneira de se expressar expor experiências.

  • A percepção global, a conscientização e o domínio do próprio corpo;
  • A expressão corporal para que a criança perceba melhor seu corpo e domine seu movimento;
  • A coordenação motora;
  • As percepções (visual, auditiva, tátil, gustativa, temporal, espacial);
  • A capacidade criadora da criança, por meio da manipulação de diferentes objetos e materiais;
  • Noções matemáticas presentes no cotidiano da criança;
  • Noções ligadas às ciências naturais, relacionadas a saúde e preservação do meio ambiente.
  • Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem;
  • Oportunizar ao aluno a participação em variadas situações de comunicação oral;
  • Manusear materiais impressos como livros, revistas;
  • Explorar o ambiente manifestando curiosidade e interesse.

Ao chegar à escola, a criança já traz conhecimentos. Exposta às diferentes formas de comunicação, muitas vezes já é capaz de identificar símbolos e fazer a seu modo uma leitura de mundo. Nesse período que antecede a alfabetização, algumas habilidades deverão ser especialmente observadas e trabalhadas para que o aluno possa incorporar, gradativamente, os conteúdos apresentados a sua vivência cotidiana.

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